© 2017 by Seven Content.

contato@

icasu

.org.br

"A Icasu é patrimônio de Uberlândia, estamos sempre inovando nas ações e forma de sustentabilidade financeira, temos a sociedade como nossa grande parceira e o forte apoio das autoridades constituídas. Só temos a agradecer aos nossos parceiros e convidamos a sociedade a conhecer nossos trabalhos”

- Antonio Naves, presidente da ICASU

AÇÕES

LAVANDERIA HOSPITALAR

Desde 2003 a Icasu tem instalada, na unidade do Distrito Industrial, uma lavanderia industrial. Dessa atividade, vem a maior parte da receita da Icasu. São cerca de 7 toneladas de roupas lavadas diariamente, atendendo aos maiores hospitais Unidades de Saúde e clínicas de Uberlândia e região, além de indústria e frigorífico. Única lavanderia do Alto Paranaíba e Triângulo Mineiro com plano de contingência. Tudo em prol da manutenção de seus projetos sociais.

 

 

 

COMPRA DE MEDICAMENTOS PARA as UNIDADEs DE SAÚDE

A ICASU, por indicação do Ministério Público, voltou em maio de 2017 a administrar o serviço da Zona Azul. Uma nova gestão de um serviço com mais compromisso com a sociedade, e desta vez com a saúde. Tem como objetivo ampliar o número de vagas e facilitar o estacionamento na área central e bairros de Uberlândia. O Rotativo Zona Azul conta com uma equipe de monitores treinados e capacitados para assessorar os usuários. A receita do Rotativo Zona Azul é destinada à compra de medicamentos para a melhoria da saúde pública de Uberlândia. Em 2017, no primeiro ano de gestão da Zona Azul, a Icasu conseguiu disponibilizar por mês uma média de R$130 mil para a Secretaria de Saúde. A Central de Farmácia faz o pedido do medicamento e a Icasu compra diretamente do fornecedor que faz a entrega. As unidades de saúde são atendidas mais rapidamente e por meio da compra direta é possível economizar, realizando a compra de medicamentos pelo menor preço do mercado.

 

 

 

 

 

DIREITO A TER PAI

Parceira com a  Defensoria Pública, a Icasu trabalha para oferecer cidadania completa por meio do Programa Direito de Ter Pai. Com o trabalho psicossocial a Icasu acompanha as famílias e busca o reconhecimento do pai. Por este serviço, são registradas por mês, cerca de 80 crianças com reconhecimento de paternidade. No ano de 2017 a Icasu recebeu da Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais a Menção Honrosa pelos serviços prestados.

 

 

 

 

 

ATENDIMENTO A PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA

No Centro de Referência, localizado na unidade Jardim Célia, atendemos pessoas em situação de rua. Os profissionais acolhem, organizam a documentação, oferecem apoio e inserem o cidadão acolhido no mercado de trabalho e na sociedade. Geralmente ficam acolhidos por até 3 meses, tempo para conseguirem estabilidade no novo emprego.

 

 

ATENDIMENTO a DEPENDENTES QUIMICOS

Na Comunidade terapêutica Vida Nova a Icasu acompanha homens que voluntariamente se apresentam para receberem apoio terapêutico no controle da dependência química. Funciona no espaço conhecido como Fazendinha. Na Comunidade Terapêutica estão sendo inseridos programas de esporte, psicossocial, laborterapia, acompanhamento familiar e profissional no que for de acordo do acolhido seguindo as recomendações legais e de saúde que regem as comunidades terapêuticas.

 

FORMAÇÃO DE JOVENS PARA O MERCADO DE TRABALHO

O Programa de Formação foi criado em 1974, surgiu da necessidade identificada pelas empresas que empregavam nossos jovens. Era preciso preparar o jovem quanto ao comportamento nas empresas, obediência às regras, entendimento das obrigações e direitos. Na parte emocional são oferecidas aulas para desenvolvimento das habilidades com foco na desinibição com técnicas de teatro e de oratória. Na capacidade intelectual são oferecidas aulas das matérias básicas tais como: português, matemática e ciências. E ainda um acompanhamento de perto com as famílias para o fortalecimento do vínculo familiar e emocional dos jovens. Tudo oferecido gratuitamente. O Curso de Formação tem duração de 6 meses e prepara o aluno para o Programa Jovem Aprendiz. Em 2017 concluímos com 500 alunos matriculados.

 

 

 

 

JOVEM APRENDIZ  - CONTRATAÇÃO PELAS EMPRESAS PARCEIRAS

Apoiada na Lei de Aprendizagem 10.097/2000, a ICASU implantou o Programa Jovem Aprendiz, um programa voltado para a preparação e inserção de jovens no mercado de trabalho. O curso tem duração determinada pelo Ministério do Trabalho, enquanto o jovem é aluno do Programa ele fica empregado por empresas parceiras, via CLT, com regras próprias e remuneração compatível com a carga horária do aluno na empresa.

 

Assim, qualificados e bem preparados, estes jovens iniciam a carreira profissional, e recebem total acompanhamento psicossocial para que desempenhem de melhor forma suas atividades na empresa. São oferecidos cursos de acordo com a demanda do mercado. Atualmente com cursos de assistente administrativo, almoxarife, estoquista e operador de telemarketing. Em 2018 poderemos ampliar os projetos para atender setores diferentes do mercado de trabalho, tais como: auto mecânica e elétrica predial, inovação tecnológica, educação empreendedora, conceito de Cidade Inteligente e marketing digital. Tudo oferecido gratuitamente.

 

A faixa etária atendida é de 14 a 24 anos de idade. Podendo ser aluno do nono ano do ensino fundamental, matriculado e frequente na escola regular, ou ensino médio e superior. De acordo com a auditoria do Ministério do Trabalho somos Modelo em Minas Gerais por sermos a única instituição  que tem jovens de ensino superior atendidos pelo Programa Jovem Aprendiz.  Encerramos o ano de 2017 com mais de 200 empresas parceiras e 809 jovens contratados.

 

 

 

 

 

 

RESSOCIALIZAÇÃO

DO(a) ALBERGADO(a)

A parceria com os presídios tem como objetivo atender indivíduos que cumprem pena em regime semiaberto, oportunizando trabalho e convívio social, visando  assim resgatar a cidadania e a dignidade dos mesmos, por intermédio de sua profissionalização. A ICASU emprega o beneficiado pelo programa na Lavanderia Industrial da Instituição, com valor de salário determinado por Legislação Federal Própria. 

Ainda por meio de parceria com a Defensoria Pública, a Icasu oferece apoio psicossocial e jurídico para mães que estão albergadas e para os filhos delas . Programa que prevê fortalecimento do vínculo mãe e filhos.